terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Padronização de Equipamentos em Unidades de Saúde

A Segurança do Paciente tem se tornado um componente importante para qualificação dos atendimentos nas unidades de saúde no Brasil e no mundo. Os gestores e profissionais em saúde procuram alternativas de entregar procedimentos seguros e qualificados aos seus pacientes/clientes.

No Brasil, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente através da Portaria GM/MS 529/2013 com o objetivo de qualificar o cuidado em saúde nos estabelecimentos de saúde do território nacional. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desenvolveu um portal falando apenas sobre Segurança do Paciente onde é possível encontrar diversas publicações.

Contudo, um ponto ainda frágil nas discussões sobre a segurança do paciente refere-se ao suporte tecnológico. Em diversas unidades de saúde é possível verificar a existência de diversos modelos de equipamentos com a mesma funcionalidade. Um exemplo poderia ser a existência de modelos diversos de monitores multiparamétricos em uma mesma unidade de tratamento intensivo. Na configuração de operação destes equipamentos podem ocorrer erros, pois a equipe clínica possui diferentes modelos de equipamentos para utilizar e nem sempre os treinamentos são adequados.

Desta forma, a padronização dos equipamentos em uma unidade fechada de um Estabelecimento de Assistência a Saúde – EAS, a aplicação de treinamentos continuados para a equipe operacional, bem como o estabelecimento de um programa de manutenção preventiva destes equipamentos são estratégias importantes quando se trata de reduzir a possibilidade de erros. Os treinamentos de reforço no uso da tecnologia também são altamente recomendáveis.

Com estas medidas, os clínicos passam a operar o equipamento de forma consciente de todos os recursos tecnológicos disponíveis, conhecendo as limitações e as características técnicas dos aparelhos. Isso possibilita um atendimento mais seguro, minimizando os riscos de erros por uso operacional.


Postagens mais Lidas