sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Apresentação do PACS. Tradicional X Moderno

O nome Picture Archiving and Communication System - PACS - foi definido por um consórcio integrado pela American National Association of Electric Machines (NEMA), Radiology Society of North America (RSNA) e um conjunto de empresas e universidades dos Estados Unidos da América. O PACS trabalha como um sistema que permite o acesso às imagens médicas no formato digital em qualquer setor do hospital, ou seja, ele realiza o armazenamento e a comunicação voltados para o diagnóstico por imagens. Este sistema juntamente com os sistemas de Informação em Radiologia (RIS) e de Informação Hospitalar (HIS) formam o alicerce para um serviço de radiologia sem filme.

Para se conseguir a confiabilidade nas informações a serem transmitidas é necessário uma estrutura de rede adequada e padrões de comunicação bem definidos. Este padrão é conhecido como DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine) e, é o padrão mundial de transferência de imagens radiológicas e outras informações médicas. Os usuários deste sistema podem realizar comunicações entre diferentes regiões geográficas com baixos custos de compatibilidade e interoperabilidade. Além do DICOM existem outros dois padrões que garantem a confiabilidade dos dados e o fluxo automático das informações que são o Health Level Seven (HL7) e o Integrating the Health Care Enterprise (IHE).

Contrário ao uso desta tecnologia existem relatos de que o custo de implantação ainda seja proibitivo, principalmente para aquelas unidades de saúde com pouco fluxo de atendimento. Contudo, existem vários trabalhos que recomendam o uso do sistema PACS em substituição ao atual sistema de revelação de filmes. Entre estes pontos pode ser citados: diminuição do tempo na distribuição das imagens; melhor desempenho no fluxo de trabalho do setor radiológico.

Portanto, cabe a cada unidade de saúde definir conforme seu fluxo de trabalho, e de acordo com seu planejamento estratégico, a melhor opção. Manter o uso tradicional de revelação de filmes, ou migrar para o uso da tecnologia digital.



Postagens mais Lidas